quinta-feira, 14 de julho de 2016

o atentado em Nice

Ao menos 77 pessoas morreram após um caminhão atropelar uma multidão reunida para celebrar a Queda da Bastilha, festa nacional da França, na cidade de Nice, na noite de quinta-feira, 14 de julho. Veja o que se sabe até agora a respeito do ataque:
Como aconteceu o atentado?
Um caminhão branco de grande porte atropelou a multidão por volta das 23h locais (18h de Brasília) desta quinta, quando centenas de pessoas se reuniam no Passeio dos Ingleses, avenida beira-mar de Nice, para assistir à queima de fogos por ocasião da festa nacional. O caminhão avançou sobre a multidão por cerca de dois quilômetros, segundo o presidente do Conselho da região, Christian Estrosi. Testemunhas que presenciaram o ataque afirmam que o motorista também atirou na população enquanto dirigia. Além disso, também há relatos de que o caminhão andava em zigue-zague.
Houve reféns?
O porta-voz do ministério do Interior, Pierre-Henry Brandet, negou informações de que pessoas teriam sido feitas reféns. Também foram desmentidos atentados em outras partes da França.

O que o caminhão levava? Quem era o motorista?

Segundo Estrosi, o caminhão estava carregado com "armas pesadas" e granadas. Ainda não há a confirmação sobre o motorista. O governo apenas informou que o agressor foi morto e que no caminhão foi encontrada a identidade de um franco-tunisiano, de 31 anos, residente em Nice.
Foi um ataque de extremistas?
A autoria do ataque não foi assumida por nenhum grupo até agora. Autoridades, no entanto, informaram que as investigações serão conduzidas por uma seção antiterrorista. "As investigações estão em andamento para estabelecer se um indivíduo agiu sozinho ou se ele teve cúmplices que podem ter fugido", explicou Brandet.
O ataque aconteceu com a França prestes a sair do estado de emergência, após os atentados de 13 de novembro, em Paris. Após os atropelamentos, no entanto, o presidente francês anunciou o prolongamento do estado de emergência para mais três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário